top of page

Os Indicados ao Oscar 2019!


Há algumas horas atrás, a academia liberou a lista dos indicados a 91a Edição dos prêmios da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, conhecida também como Oscar. Falando de forma geral sobre as indicações: é nítido que já tivemos anos melhores. Um terço das indicações não foram muito merecidas, irei discutir com mais detalhes sobre isso, mais abaixo, ao comentar as categorias separadamente. Pra ser realmente sincero: a temporada de premiações dessa vez foi muito "sem graça" demais. Eu comecei a realmente acompanhar as premiações cinematográficas a partir de 2017, e até hoje, a melhor ainda continua sendo a de 2018, pelo fato da quantidade de filmes que assisti e pelas expectativas (e também por que tivemos uma premiação do Golden Globe realmente justa...). Então, chega de conversa e vamos comentar as categorias:

Melhor Filme

- Pantera Negra - Infiltrado na Klan - Bohemian Rhapsody - A Favorita - Green Book - Roma - Nasce Uma Estrela - Vice

O grande destaque dessa categoria, certamente vai para a ilógica indicação de Bohemian Rhapsody. Eu digo ilógica, com base nas avaliações gerais dos críticos, já que eu ainda não conseguir ver o filme. Outra surpresa, e essa é muito boa, foi a indicação de Pantera Negra, um dos melhores filmes do ano passado e uma verdadeira ode ao cinema, foi uma perfeita indicação. Tudo me diz que essa categoria sofrerá da mesma indecisão que sofreu em 2016, já que Bohemian Rhapsody ganhou o Globo de Ouro, Roma ganhou o Critics' Choice Awards e Green Book, também inexplicavelmente, levou o PGA, justamente o parâmetro principal do Oscar de melhor filme. Por enquanto, ainda não posso apostar, pois vi somente 4 filmes dos oito indicados.

Melhor Diretor

- Spike Lee, Infiltrado na Klan - Paweł Pawlikowski, Guerra Fria - Yorgos Lanthimos, A Favorita - Alfonso Cuáron, Roma - Adam McKay, Vice

A grande surpresa aqui foi a inesperada indicação do Pawel Pawilikowski, diretor do elogiado Guerra Fria, que foi indicado a melhor filme estrangeiro também, embora as chances dele sejam poucas (não dá pra avaliar a qualidade, pois ainda não assisti a Cold War). Provavelmente, a premiação aqui irá para o Alfonso Cuáron por Roma, o que será muito justo, já que o filme é uma obra-prima, outra grande surpresa foi a indicação do Yorgos Lanthimos por A Favorita, mais uma vez: não posso dar detalhes sobre se foi ou não merecido, pois não assisti a The Favourite. Sobre injustiças, acho que o Ryan Coogler por Pantera Negra, a a Debra Granik por Sem Rastros ou o Ari Aster por Hereditário (por que não?) poderiam ter composto a lista no lugar do Pawel ou do Adam McKay, mas, só posso afirmar com certeza absoluta quando assistir aos outros filmes.

Melhor Atriz

- Yalitza Aparicio, Roma - Glenn Close, A Esposa - Olivia Colman, A Favorita - Lady Gaga, Nasce Uma Estrela - Melissa McCarthy, Poderia me Perdoar?

A Categoria mais injusta de todas, desde quem vai realmente ganhar, até as indicações. Em primeiro lugar, onde se encontram Toni Collette por Hereditário, Emily Blunt por Um Lugar Silencioso e Nicole Kidman por Destroyer? o mais justo seria essas três entrarem no lugar da Glenn Close, Lady Gaga e Melissa McCarthy, pois mesmo que eu não tenha visto duas dessas três atuações, certamente as outras três injustiçadas mereciam muito mais serem lembradas. Já sobre a vitória, do que eu assisti de A Esposa (que eu não consegui terminar de ver), não vi nada de fantástico na atuação da Glenn Close, a Lady Gaga foi mais indicada pelo lobby do que por quaisquer outros motivos, é uma boa interpretação, mas está longe da genialidade. A justiça só será feita se a vencedora for a Yalitza Aparico por Roma ou a Olivia Colman por A Favorita, por que não, né?

Melhor Ator

- Christian Bale, Vice - Bradley Cooper, Nasce Uma Estrela - Willem Dafoe, No Portal da Eternidade - Rami Malek, Bohemian Rhapsody - Viggo Mortensen, Green Book

Essa é uma das poucas categorias cujo o vencedor não faz diferença alguma, já que todos são excelentes atores e ofereceram performances elogiadas. Minha favorita até o momento, continua sendo a do Bradley Cooper por Nasce uma Estrela, embora os favoritos sejam o Christian Bale por Vice e o Rami Malek por Bohemian Rhapsody. Há também uma chance fortíssima do prêmio ir para o Viggo Mortensen por Green Book, o que seria uma surpresa muito bem-vinda.

Melhor Roteiro Original

- A Favorita - No Coração da Escuridão - Green Book - Roma - Vice

Essa é uma categoria que só vi dois filmes, Roma e No Coração da Escuridão, e são simplesmente incríveis, embora First Reformed seja inferior ao filme do Cuáron, o texto levanta excelentes questionamentos e reflexões. Mas a briga se reside mesmo entre First Reformed e Green Book, já que ambos receberam muitos prêmios nessa categoria. Sobre injustiças, A Quiet Place, Tully e Sem Rastros poderiam ter entrado facilmente, são três textos originais realmente fascinantes e mereciam algum destaque. Ah, é claro: mais uma categoria onde a injustiça com Hereditário é simplesmente colossal!

Melhor Roteiro Adaptado

- The Ballad of Buster Scruggs - Infiltrado na Klan - Poderia me Perdoar? - Se a Rua Beale Falasse - Nasce Uma Estrela

Essa é outra categoria que o resultado já é quase pré-definido, pois o favorito do momento é Se a Rua Beale Falasse. Claro que há uma grande possibilidade de Nasce uma Estrela e Infiltrado na Klan ganharem, mas são muito pequenas. O meu favorito dessa categoria, sem dúvidas, é A Balada de Buster Scruggs, que também foi premiado nessa categoria no festival de Veneza. A respeito de injustiças, filmes como Annihilation e Into the Spider-Verse poderiam ter seus maravilhosos textos reconhecidos aqui.

Melhor Canção Original

- "All The Stars", Pantera Negra - "I'll Fight", RBG - "Shallow", Nasce uma Estrela - "The Place Where Lost Things Go", O Retorno de Mary Poppins - "When A Cowboy Trades His Spurs For Wings", The Ballad of Buster Scruggs

Preciso ouvir algumas músicas dessa categoria, mas das três que escutei, as que mais estou torcendo para alcançar a vitória são "When A Cowboy Trades His Sprus for Wings" de A Balada de Buster Scruggs, é simplesmente incrível essa canção e, logicamente, "Shallow" de Nasce uma Estrela. Todas as indicações que eu ouvi foram justíssimas, acho que não ficou ninguém sobrando aqui...

Melhor Maquiagem e Penteados

- Border - Vice - Duas Rainhas

Como eu nem sequer vi nenhum dos indicados, não há o que eu comentar aqui...

Melhor Animação

- Os Incríveis 2 - Ilha de Cachorros - Mirai - WiFi Ralph - Homem-Aranha no Aranhaverso

A Categoria mais óbvia dessa premiação, seria melhor já ter entregado o prêmio logo nas indicações para essa maravilha de filme. Eu estou falando de Homem-Aranha no Aranhaverso, uma das coisas mais originais que eu vi no cinema, uma aventura completamente divertida, emocionante e empolgante que deve ser contemplada por todos. Se caso ela não vencer, o que é algo quase impossível, quem deve levar é Ilha de Cachorros, uma poesia em forma de cinema, mas Aranhaverso é invicto nessa temporada de premiações, além de já ter (merecidamente) levado o PGA, então, a vitória é dele.

Melhores Efeitos Visuais

- Vingadores: Guerra Infinita - Christopher Robin - O Primeiro Homem - Jogador Nº 1 - Han Solo - Uma História Star Wars

Em primeiro lugar: o que diabos Christopher Robin faz nessa categoria? Eu não consigo entender... Agora, a minha dúvida sobre quem é o meu favorito é fortíssima: o meu lado "analista" diz Jogador Número Um, já que a composição visual do universo apresentado no filme é perfeitamente inventiva. Em oposição. tem o meu lado "nerd" que diz Vingadores: Guerra Infinita, pelo simples fato de que seria gratificante ver dois filmes da Marvel ganhando em uma mesma noite. Ainda assim, fico com Jogador Número Um como meu favorito.

Melhor Cinematografia

- Guerra Fria - Roma - Nasce Uma Estrela - A Favorita - Never Look Away

Embora o trabalho do Matthew Libatique em Nasce uma Estrela seja absolutamente impressionante, não há como negar, o vencedor dessa categoria é o Alfonso Cuáron por Roma, já que o magnífico trabalho de movimentação de câmera e o filtro monocromático pinta perfeitamente o senso melancólico que a narrativa quer passar. Sobre filmes que deveriam estar nessa categoria, o trabalho com as sombras em Hereditário, as tonalidades esverdeadas de Sem Rastros e o visual bege das composições do western em A Balada de Buster Scruggs bem que poderiam ter tido um reconhecimento.

Melhor Design de Produção

- Pantera Negra - A Favorita - O Primeiro Homem - O Retorno de Mary Poppins - Roma

Sobre essa categoria não há nem discussão: Pantera Negra merece urgentemente ser consagrado com o Oscar pelo seu trabalho artístico incrível nas composições cênicas dos ambientes em Wakanda, até quem não curtiu muito o filme, precisa concordar que esse prêmio é justíssimo, lembrando também que A Favorita e O Retorno de Mary Poppins tem fortes chances. Eu até pensei em citar Aquaman e Aniquilação como injustiças por terem ficado de fora, mas não seria condizente com a categoria, já que os dois funcionam a base de efeitos visuais, e o segundo funciona mais por causa do seu texto.

Melhor Filme Estrangeiro

- Cafarnaum, Líbano - Guerra Fria, Polônia - Never Look Away, Alemanha - Roma, México - Assunto de Família, Japão

Com Roma entre os indicados, eu realmente preciso dizer alguma coisa? Na verdade, sim, mas eu estou me auto-sabotando porque, dessa lista, eu só vi o filme do Alfonso Cuáron...

Melhor Ator Coadjuvante

- Mahershala Ali, Green Book - Adam Driver, Infiltrado na Klan - Sam Elliot, Nasce uma Estrela - Richard E. Grant, Poderia me Perdoar? - Sam Rockwell, Vice

O favorito de todos os indicados dessa categoria é o Mahershala Ali pelo seu elogiado trabalho em Green Book, e como eu não vi o filme ainda, não dá pra dizer o que eu achei da sua interpretação, mas o meu favorito até o momento, é o Sam Elliot por Nasce uma Estrela. Sobre exclusões ou esnobadas na categoria, o Gabriel Byrne por Hereditário e o Michael B. Jordan por Pantera Negra poderiam ter sido honrados com uma indicação.

Melhor Montagem

- Infiltrado na Klan - Bohemian Rhapsody - A Favorita - Green Book - Vice

Aqui, é válido começar falando da enorme injustiça com o excelente trabalho do Alfonso Cuáron em Roma, a montagem exerce um ritmo lento, mas nunca tornando a obra em algo desnecessariamente longo e cansativo. Aqui, da forma que está a lista, o meu favorito é Infiltrado na Klan, já quem realmente tem mais chances de vitória é Bohemiah Rhapsody ou Green Book. Ou talvez tenha um twist inesperado e o vencedor seja Vice... ficamos no aguardo!

Melhor Trilha Sonora

- Pantera Negra - Infiltrado na Klan - Se a Rua Beale Falasse - Ilha de Cachorros - O Retorno de Mary Poppins

O provável vencedor nessa categoria possivelmente vai ser o Ludwig Göransson por Pantera Negra e com justiça, afinal é um trabalho simplesmente incrível, mas, por enquanto, o meu voto vai para o excelente trabalho do Alexandre Desplat em Ilha de Cachorros, evocando perfeitamente a cultura japonesa. Sobre injustiças, acho que a maior delas foi ver a falta de reconhecimento da academia pelo excepcional trabalho do Justin Hurwitz em O Primeiro Homem, filme que ainda foi fortemente esnobado em uma outra categoria, que será comentada daqui a pouco. E, fechando os comentários dessa categoria, o Alan Silvestri poderia ter encontrado uma vaga aqui ou por Vingadores: Guerra Infinita ou por Jogador Número Um.

Melhor Edição de Som

- Pantera Negra - Bohemian Rhapsody - O Primeiro Homem - Um Lugar Silencioso - Roma

Aqui temos uma disputa muito acirrada entre O Primeiro Homem que provavelmente vai ganhar e Um Lugar Silencioso, que realmente deveria ganhar, já que a administração do Som nesse filme faz total diferença na experiência que o espectador vai ter. Aniquilação, Vingadores: Guerra Infinita e Jogador Número Um são somente alguns que poderiam ter tido algum reconhecimento nessa categoria, inclusive até Bumblebee, já que aqui é realmente merecido, diferente dos outros filmes da franquia que haviam sido indicados nessa categoria em edições anteriores.

Melhor Mixagem de Som

- Pantera Negra

- Bohemian Rhapsody

- O Primeiro Homem

- Roma

- Nasce uma Estrela

Aqui a disputa é bem menos acirrada, já que é unanimidade que o trabalho de mistura de sons feito em O Primeiro Homem é digno de aplausos. Outro que tem algumas chances aqui é Nasce uma Estrela, mas ainda acho muito difícil. Sobre injustiças, bem que o trabalho sonoro de Efeito Fallout poderia ter tido um pouco de reconhecimento (o filme como um todo merecia um reconhecimento nas categorias técnicas, mas...).

Melhor Figurino

- The Ballad of Buster Scruggs - Pantera Negra - A Favorita - O Retorno de Mary Poppins - Duas Rainhas

Aqui é outra categoria onde não existe muita discussão e eles poderiam já ter dado o prêmio nas indicações mesmo: nenhum trabalho de composição figurinística foi tão incrível e perfeitamente bem feito como o de Pantera Negra. Outros que tem uma forte oportunidade é Mary, Queen of Scotts e A Favorita, já que, geralmente filmes de época conseguem alcançar bem a qualidade nessa categoria. Sobre alguma injustiça nas indicações, não há nenhuma, foram todas justas.

Melhor Atriz Coadjuvante

- Amy Adams, Vice - Marina de Tavira, Roma - Regina King, Se a Rua Beale Falasse - Emma Stone, A Favorita - Rachel Weisz, A Favorita

Talvez a maior surpresa aqui foi a indicação da Marina de Tavira por Roma, é um trabalho muito bom, mas não sei se é digno de uma indicação como o da Yalitza, a favorita dessa categoria até o momento, continua sendo a Regina King por Se a Rua Beale Falasse. Até o momento, não tenho uma favorita, pois a única atuação que vi foi a da Marina. Sobre injustiças, possivelmente você ouviu falar de uma tal de Claire Foy que simplesmente destruiu em O Primeiro Homem e foi esnobada sem qualquer explicação plausível, outra que merecia ter sido indicada foi a Thomazin McKenzie pelo seu excelente trabalho em Sem Rastros.

Esses foram os indicados ao Oscar 2019, que será transmitido no dia 24 de Fevereiro em Los Angeles.

Link das críticas de alguns indicados:

Follow Us
  • Twitter Basic Black
  • Facebook Basic Black
  • Black Google+ Icon
Recent Posts
bottom of page