Top 5 Melhores Episódios de Sherlock
- João Marco
- 1 de nov. de 2018
- 3 min de leitura

Eu nunca fui um aficionado por séries, antigamente tinha até dificuldade em ver uma, mas ainda acompanho muitas, pois o formato é bacana (a ideia de uma história contada em partes é ótima) e muitas delas conseguem prender o espectador do começo ao fim. A série que impulsionou de vez minha vontade de acompanhar séries foi Sherlock, que assisti inteira esse ano e fiquei embasbacado com a absurda qualidade que a obra carrega, adaptando com fidelidade os livros do Arthur Conan Doyle, então escolhi fazer um especial com os melhores episódios dessa magnifica série que deve ser vista por todos.
ATENÇÃO: Essa lista está recheada de SPOILERS!
5. "A Study in Pink" (S1, EP1)

Uma boa série precisa ter um inicio engajante e introduzindo bem o espectador naquele universo (lembrando que isso não é uma regra, pois há séries que começam fracas e melhoram no seu decorrer), e isso acontece aqui. O episódio de apresentação do detetive mais famoso da literatura é sensacional, abrindo a série com a introdução do Dr. John Watson (Martin Freeman), como o personagem conheceu o Sherlock Holmes (Benedict Cumberbatch) e como eles resolveram seu primeiro caso de relevância, envolvendo uma série de suicídios misteriosos. Eletrizante e com um final absurdo, baita episódio!
4. "The Great Game" (S1, EP3)

No último episódio dessa primeira temporada, Sherlock Holmes irá enfrentar, pela primeira vez, seu maior inimigo: Jim Moriaty, concebido como um personagem altamente doentio e incontrolável pelo excelente Andrew Scott. O "grande jogo" que o Moriaty propõe ao nosso querido detetive e seu fiel ajudante é psicologicamente perturbador: o inimigo envolve uma pessoa aleatória de dinamite e, caso o Sherlock não descubra o endereço da pessoa a tempo de desarmar a bomba... bem, vocês já sabem! Só que a trama fica tensa no momento que o Moriaty faz o mesmo com o John Watson, e cabe ao Mr. Holmes achar uma forma eficaz de salvar seu amigo. Simples e extremamente tenso, o melhor episódio da primeira temporada.
3. "A Scandal in Belgravia" (S2, EP1)

Esse talvez seja o episódio mais importante da série, por apresentar uma das personagens mais famosas da mitologia do Sherlock: a sedutora dominatrix Irene Adler, interpretada pela magnética Lara Pulver. A importância dela se reside no que ela provoca no nosso querido detetive Holmes, a relação absolutamente bem construída dos dois personagens demonstra a tensão sexual de seus personagens quando estão perto uns dos outros. E, enquanto isso, Sherlock tenta extrair dela, uma imagem que pode comprometer o nome de um dos membros da família real. A graça do episódio está no fato de que Holmes não sabe o quanto pode confiar em Irene, já que é revelado que a personagem tem ligação até com o Moriaty (!). Episódio excepcional com um desfecho impressionante!
2. "The Final Problem" (S4, EP3)

Essa talvez seja a escolha mais polêmica dessa lista, pois conheço muitos que consideram o último episódio da quarta temporada muito forçado e um desfecho fraquinho, algo que não consigo compreender, já que é um episódio absolutamente sensacional. Aqui, nos somos finalmente apresentados a irmã do Sherlock Holmes, que aparecia de relances em momentos da temporada e finalmente se revela como a "nova" terapeuta do John Watson, que utilizava o pseudônimo de Siân Brooke, mas seu nome verdadeiro era Eurus Holmes. Mycroft Holmes irmão de Sherlock manteve ela presa em uma ilha, mas quando ele, seu irmão e seu amigo, John chegam lá, descobrem que ela dominou tudo naquela prisão e envolve os personagens em um jogo que põe a vida deles (e de quem amam) em risco. Aqui temos um Sherlock Holmes mais humano e sensibilizado, além do episódio entregar uma conclusão muito emocionante.
1. "The Reichenbach Fall" (S2, EP3)

E finalmente, temos o melhor episódio de Sherlock, que reside no confronto final do detetive com seu nêmesis, Jim Moriaty, que elabora um plano absolutamente infalível, na qual ele manipula a cidade inteira contra o querido detetive Holmes, destruindo completamente a reputação do Sherlock e deixando o personagem de mãos atadas. Simplesmente, o seu plano foi transformar o detetive em um procurado pela justiça e toda essa trama é construída com uma genialidade impressionante e um cuidado gigantesco com pequenas partes do Roteiro. E claro, temos a maravilhosa "luta" final entre Sherlock e Moriaty, onde para terminar com todos os planos de seu inimigo, decide forjar sua morte, deixando um ótimo gancho para a terceira temporada. E é por essas e outras, que eu acho esse, o melhor episódio da série.
Comments