top of page

Vingadores: Guerra Infinita


Muita das vezes, os chamados "summer blockbusters", são filmes escapistas, na qual o espectador assiste a boas cenas de ação com efeitos visuais respeitáveis e algumas horas depois da sessão, não está mais pensando na obra. Certos trabalhos da Marvel Studios se guiaram por essa mesma fórmula, mas, depois de 10 anos desse Universo nos cinemas, finalmente chegamos ao projeto mais ambicioso do estúdio. E, claro, essa é uma crítica sem spoilers.

Os Vingadores, aliados aos Guardiões da Galáxia e outros personagens do Universo Cinematográfico Marvel se unem para sacrificar tudo na tentativa de impedir o poderoso Thanos (Josh Brolin) de pegar as 6 joias do infinito. Se ele conseguir as gemas, será o fim do universo.

A Direção é dos irmãos Anthony e Joe Russo, que dirigiram alguns episódios de Community (2009-2015), além dos excelentes Captain America: The Winter Soldier (2014) e Captain America: Civil War (2016). Aqui, o principal obstáculo de Infinity War era a forma na qual juntariam tantos personagens em um só filme. A solução foi dividir a equipe em grupos, explorando personagens específicos e funciona perfeitamente. O Ritmo é perfeito, em momento algum a narrativa fica cansativa ou arrastada, já o Tom sofre com problemas. Há sequências de humor que são mal introduzidas na narrativa e quebram certos momentos emocionalmente carregados, a Montagem poderia ter sido mais eficiente nesse aspecto.

O Roteiro é bom. A história é bem simples, além de previsível, mas é a execução é o grande poder desse filme. A Estrutura Narrativa é excelente, as trocas de ambientações (em sua maioria) são bem ordenadas e consistentes. Os diálogos são operantes, desde as piadas e tiradas entre personagens até os momentos mais intensos e fortes entre dois personagens, as interações entre os heróis é conduzida com perfeição. As Sequências de Ação são espetaculares, a magistral cena do ataque a Wakanda, mostrada no trailer é apenas um aperitivo.

E, falando a respeito dos personagens, vamos a estrela do filme: Thanos, que é (definitivamente) o melhor vilão do UCM. É um personagem sádico, cruel, ameaçador, detestável, é um personagem facilmente odiável, mas que tem um arco complementar, há lampejos de um "homem" destruído pela vida, mesmo que a sua aparição cause dor as pessoas ao redor, ele pensa estar fazendo o correto, a carga de humanidade injetada nele é ótima, além do excepcional trabalho de Perfomance Capture, com um detalhismo impressionante e reforçando a atuação do Josh Brolin.

Visualmente, Infinity War é um espetáculo: A Cinematografia usa tons escuros em momentos mais densos e dramáticos da narrativa, assim como tons multi-coloridos, mas nunca destoando da atmosfera adotada, a mistura de cores ganha mais impacto, especialmente quando as cenas se passam no espaço. A Trilha Sonora do Alan Silvestri é um catalizador de emoções, transitando pela sensação de medo, a urgência, a tensão e a importância dos acontecimentos, além de aumentar o clima épico de algumas sequências. Os Efeitos Visuais são perfeitos, com maior destaque nas cenas com grande escala.

Não era necessário desenvolvimento de personagens, o desafio era trabalhar a presença deles e isso é feito muito bem. Os personagens com mais importância são o Homem de Ferro, Gamora, Thor, Doutor Estranho, Rocket Racoon e Homem-Aranha e os mais apagados são o Capitão América, Viúva Negra, Falcão e Soldado Invernal, Pantera Negra, Visão, Feiticeira Escarlate e Okoye, mas mesmo assim, todos tem, ao menos, uma cena para brilharem.

Avengers: Infinity War tem a grandiosidade de The Lord of the Rings: The Return of the King (2003) com a imensidão visual de Avatar (2009), e a carga dramática de The Empire Strikes Back (1980) e mesmo não sendo isento de problemas, é um espetáculo cinematográfico que deve ser assistido por todos aqueles que dão valor ao entretenimento escapista.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

Título Original: Avengers: Infinity War

Nota: ⭐⭐⭐⭐⭐

Ano: 2018

Direção: Anthony e Joe Russo

Roteiro: Christopher Markus e Stephen McFeely

Elenco: Josh Brolin, Robert Downey Jr., Chris Hemsworth, Mark Ruffalo, Chris Evans, Scarlett Johansson, Don Cheadle, Benedict Cumberbatch, Tom Holland, Chadwick Boseman, Zoe Saldana, Karen Gillan, Tom Hiddleston, Paul Bettany, Elizabeth Olsen, Sebastian Stan, Idris Elba, Danai Gurira, Peter Dinklage, Benedict Wong, Pom Klementieff, Dave Bautista, Vin Diesel, Bradley Cooper, Gwyneth Paltrow, Benicio Del Toro, Chris Pratt, William Hurt, Letitia Wright, Terry Notary, Tom Vaughan-Lawlor, Carrie Coon, Michael James Shaw, Winston Duke, Jacob Batalon

Follow Us
  • Twitter Basic Black
  • Facebook Basic Black
  • Black Google+ Icon
Recent Posts
bottom of page