top of page

Pantera Negra

Após a morte de seu pai, T'Challa (Chadwick Boseman) volta para sua casa, a isolada e tecnologicamente avançada nação africana, conhecida como Wakanda, para assumir o trono de seu pai e ocupar o seu lugar como Rei de sua nação. Mas, com o reaparecimento de um velho inimigo, o valor de T'Challa como rei e como Pantera Negra, é testado quando ele é levado a um conflito formidável, que coloca em risco do destino de Wakanda e, por consequência, o resto do mundo.

A Direção é do Ryan Coogler, responsável pelos elogiados Fruitvale Station (2013) e Creed (2015), chegando ao melhor trabalho de sua carreira. Ele nunca esteve tão confiante na direção, controlando e equilibrando o Ritmo das cenas e o Tom com perfeição. Mesmo sendo um filme sério, ele não abre mão de momentos divertidos e engraçados e o diretor sabe equilibrar essas cenas sem perder o cuidado com a mensagem e as discussões na qual ele aborda no decorrer da trama

O Roteiro é perfeito. A História vai muito além da "jornada do herói" de costume no gênero, a Trama abre espaço para discussões sobre vingança, hierarquia, responsabilidade, há diversos comentários anti-racismo em toda a narrativa, muitos deles, vindos da figura do Erik Killmonger (Michael B. Jordan), há também uma mensagem sobre o empoderamento feminino e algumas frases que retratam a situação atual dos negros nos Estados Unidos. Os Diálogos são perfeitos, desde as interações entre os personagens até as piadas bem contextualizadas na narrativa, passando pelos ótimos confrontos verbais dos personagens. O confronto ideológico entre o T'Challa e o Erik Killmonger é espetacular. De um lado, temos o egoísmo plausível do Pantera Negra, de liberar essas armas, para o resto do mundo contra as ideias do Erik, de ajudar as outras "tribos".

Tecnicamente, tudo funciona aqui: A Cinematografia da Rachel Morrison valoriza a criação visual de Wakanda, os enquadramentos realçam a beleza da cidade, o visual de Wakanda é primoroso, com uma construção de universo impressionante, o espectador sente que existe uma civilização naquele ambiente (algo que outros trabalhos do estúdio como Thor não fizeram). A Trilha Sonora do Ludwig Göransson é perfeita, com melodias tribais e ritualísticas nas sequências de Wakanda, contrastando com elementos de Rap nas cenas urbanas. A Montagem realça os momentos mais eletrizantes, com cortes rápidos e tranquilos e oferecendo dinamismo as demais cenas.

As Sequências de ação são espetaculares, as cenas são primorosas, com exceção do set piece final em Wakanda, onde perde-se o valor humano da obra e vira uma briga entre bonecos digitais visíveis. O Jogo de Câmera é ágil, acompanhando a ação com uma precisão impecável. A Direção de Arte da Hannah Beachler é lustrosa na construção dos cenários, o design de Wakanda é uma mistura entre um visual africano e uma estética High-Tech.

O Chadwick Boseman é o Pantera Negra em todos os níveis: culpa, arrependimento, o peso da responsabilidade, ira, sarcasmo, indignação, é uma atuação completa. O Michael B. Jordan é um dos melhores vilões da Marvel, a motivação dele é plausível, o ódio e a insolência dele são muito bem construídos. A Danai Gurira é uma das personagens mais Bad-Ass do Universo Cinematográfico da Marvel. A Letita Wright é a melhor personagem do filme, o timing cômico dela é impressionante. A Lupita Nyong'o esbanja uma elegância sofisticada muito forte. Temos também Daniel Kaluuya, Andy Serkis, Martin Freeman, Winston Duke, Forrest Whitaker, Angela Bassett todos operantes.

Black Panther é um dos filmes de super-heróis mais diferentes de todo o gênero, tanto em visual, quanto em estética, narrativamente é uma obra impressionante, temáticamente relevante e disputa com The Avengers (2012), o posto de melhor filme do Universo Cinematográfico da Marvel.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

Título Original: Black Panther

Nota: ⭐⭐⭐⭐⭐

Ano: 2018

Direção: Ryan Coogler

Roteiro: Ryan Coogler e Joe Robert Cole

Elenco: Chadwick Boseman, Michael B. Jordan, Lupita Nyong'o, Danai Gurira, Martin Freeman, Daniel Kaluuya, Letitia Wright, Winston Duke, Angela Bassett, Forest Whitaker, Andy Serkis.

Follow Us
  • Twitter Basic Black
  • Facebook Basic Black
  • Black Google+ Icon
Recent Posts
bottom of page